Sakhalin, Rússia, 1 de fevereiro de 2025 – TASS – Um tribunal russo multou o Centro Japonês na região de Sakhalin, no Extremo Oriente da Rússia, por realizar atividades educacionais não autorizadas. A decisão, anunciada na sexta-feira (31), ocorre em um contexto de deterioração das relações bilaterais entre Rússia e Japão, agravadas pelas sanções japonesas impostas após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
O Ministério de Assuntos Internos da Rússia informou que uma inspeção realizada no Centro Japonês em setembro do ano passado revelou que a instituição oferecia cursos de língua japonesa sem a licença adequada. Com base nessa constatação, um tribunal local ordenou que o diretor do centro pagasse uma multa de 30 mil rublos, o equivalente a cerca de 306 dólares.
O Centro Japonês em Sakhalin foi inaugurado em 1994, como parte de uma iniciativa do governo japonês para promover o intercâmbio cultural e educacional entre os dois países. Além de Sakhalin, outros cinco centros foram estabelecidos na Rússia, todos operando com base em memorandos assinados entre os governos russo e japonês.
No entanto, no início deste mês, a Rússia anunciou a rescisão da aplicação desses memorandos, citando as sanções japonesas como motivo. O governo japonês impôs restrições econômicas e políticas à Rússia após a invasão da Ucrânia em 2022, o que tem tensionado as relações entre os dois países.
O Consulado Geral do Japão em Sakhalin informou à NHK que o Centro Japonês ainda não recebeu a decisão do tribunal por escrito. A instituição afirmou que considerará uma resposta após analisar o documento oficial.
A multa ao Centro Japonês é vista como mais um capítulo nas crescentes tensões entre Rússia e Japão, que também incluem disputas territoriais sobre as Ilhas Curilas, conhecidas no Japão como Territórios do Norte. Enquanto isso, a comunidade internacional acompanha de perto o desenrolar das relações entre os dois países, que têm implicações para a estabilidade regional no Leste Asiático.
- Pequeno avião cai na Filadélfia e causa incêndios - 1 de fevereiro de 2025 10:56 am
- Operações de resgate continuam após colisão entre avião e helicóptero - 1 de fevereiro de 2025 10:50 am
- Soldados norte-coreanos desaparecem da frente de batalha na Ucrânia - 1 de fevereiro de 2025 10:34 am