Osaka, Japão, 3 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Panasonic anunciou que encerrará a produção de lâmpadas fluorescentes até o final de setembro de 2027, alinhando-se à proibição internacional que entrará em vigor devido aos riscos à saúde e à poluição ambiental causados pelo mercúrio utilizado nesses produtos.
A gigante eletrônica japonesa, que iniciou a venda de tubos de luz fluorescente em 1951, viu sua produção aumentar significativamente durante as décadas de alto crescimento econômico do Japão. No entanto, a crescente popularidade das lâmpadas LED, mais eficientes energeticamente, levou a um declínio gradual na produção de fluorescentes.
Esta decisão marca o fim de uma era de mais de sete décadas na indústria de iluminação para a Panasonic. A empresa é uma das apenas três no Japão que ainda produzem lâmpadas fluorescentes, ao lado da Toshiba Lighting & Technology e da HotaluX.
A mudança é uma resposta direta à decisão tomada em uma conferência internacional sobre o uso de mercúrio no ano passado, que proibiu a produção, exportação e importação de lâmpadas fluorescentes contendo o elemento tóxico até 2027.
Embora as lâmpadas produzidas antes do prazo final ainda possam ser vendidas em 2028 e além, a Panasonic planeja focar na produção de LEDs, alinhando-se à meta do governo japonês de transição completa para iluminação LED até 2030.
Esta transição representa não apenas um marco importante para a Panasonic, mas também um passo significativo em direção a práticas mais sustentáveis na indústria de iluminação global.
- Backstrom lança novo single acústico “Bleed You Out” - 8 de julho de 2026 2:08 pm
- Benjamin Irvine lança música “Overflowing Gratitude” - 8 de julho de 2026 1:55 pm
- Forte tufão Bavi deve aproximar-se de Okinawa no fim de semana - 8 de julho de 2026 1:41 pm






















