Munique, Baviera, Alemanha, 6 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Deutsche Presse-Agentur (DPA) – Um tiroteio entre um homem armado e policiais próximo ao Consulado Geral de Israel em Munique, sul da Alemanha, resultou na morte do suspeito nesta quinta-feira (5). As autoridades afirmam que o indivíduo pode ter planejado um ataque terrorista contra a representação diplomática.
Segundo a polícia, um cidadão austríaco de 18 anos foi morto após a troca de tiros. Ninguém mais ficou ferido no incidente. A data marca o 52º aniversário do ataque mortal realizado por um grupo extremista palestino contra a delegação israelense durante as Olimpíadas de Munique em 1972, quando 11 pessoas foram mortas.
Promotores e policiais declararam em comunicado conjunto que o incidente está sendo tratado como uma tentativa de ataque terrorista relacionado ao consulado. As investigações prosseguem para esclarecer as motivações e outros detalhes do caso.
Relatos da mídia local indicam que as autoridades austríacas haviam previamente revistado a residência do jovem por suspeita de influência de ideias islamistas radicais.
As autoridades alemãs estão em alerta máximo desde o esfaqueamento fatal de três pessoas em um evento no final de agosto, pelo qual o grupo militante Estado Islâmico reivindicou responsabilidade.
Este incidente ressalta as crescentes preocupações com a segurança em torno de instituições israelenses e judaicas na Europa, especialmente em datas significativas como o aniversário do ataque de Munique em 1972. As autoridades alemãs reforçaram a segurança em locais sensíveis e continuam monitorando de perto possíveis ameaças terroristas.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm