Miyagi, Japão, 18 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – As Forças Terrestres de Autodefesa do Japão (Ground Self-Defense Force – GSDF) e o Exército Francês estão realizando exercícios militares conjuntos no Japão pela primeira vez. Os treinamentos, que incluem operações anti-guerrilha, tiveram início na prefeitura de Miyagi, no norte do Japão, no domingo (15).
Na terça-feira (17), a imprensa foi convidada a observar exercícios que simulavam o resgate de reféns de militantes armados. Tropas das duas forças invadiram um edifício em uma área urbana, demonstrando táticas de combate em ambientes confinados.
O comandante da 9ª divisão da GSDF, Fujioka Fumio, expressou sua crença de que os exercícios conjuntos ajudarão a fortalecer a confiança entre os dois países e contribuirão para a paz e estabilidade da região Indo-Pacífico.
O General Valentin Seiler, da 6ª Brigada Blindada Leve do Exército Francês, afirmou que França e Japão estão contribuindo para prevenir o aumento de tensões na região. Ele destacou que os exercícios conjuntos fazem parte dos esforços para fortalecer a cooperação entre os dois países.
No ano passado, durante uma reunião entre os ministros das Relações Exteriores e da Defesa do Japão e da França, os dois lados confirmaram a importância da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan e concordaram em promover a cooperação em defesa.
Os exercícios conjuntos parecem ter como objetivo demonstrar a cooperação entre os dois países em meio à crescente assertividade da China na região Indo-Pacífico.
As manobras militares continuarão até sexta-feira (20), marcando um importante passo na colaboração de defesa entre Japão e França.
- Em palestra no Infinity Group Hall, Dr. Takeshi Togawa alerta sobre importância da detecção precoce do câncer - 23 de fevereiro de 2025 3:51 am
- Ucrânia inicia negociações com EUA sobre minerais e segurança - 23 de fevereiro de 2025 2:15 am
- Christchurch lembra vítimas de terremoto que matou 185 pessoas em 2011 - 23 de fevereiro de 2025 2:12 am