5.3 C
Kóka
quarta-feira, 4 dezembro, 2024 2:51: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Trump é considerado culpado, sentença marcada para 11 de julho

Ex-presidente dos EUA é o primeiro a ser condenado por crime após deixar o cargo

Nova York, Estados Unidos, 1 de junho de 2024 (Agência Notícias EFE) – Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por um crime. Um júri de Nova York o considerou culpado em todas as 34 acusações relacionadas ao dinheiro pago para comprar o silêncio de uma atriz de filmes adultos antes da eleição presidencial de 2016.

Os promotores dizem que Trump liderou uma conspiração para influenciar o resultado da disputa. Eles afirmam que ele encobriu um pagamento de US$ 130.000 para comprar o silêncio da atriz Stormy Daniels sobre um suposto caso sexual.

Júri concorda com argumentos da acusação
Após semanas de audiências e dois dias de deliberações, um júri de 12 pessoas concordou com os argumentos dos promotores.

Trump mantém que é inocente e alega que o resultado do caso foi politicamente motivado. “Todo o nosso país está sendo manipulado agora. Isso foi feito pela administração Biden para ferir ou prejudicar um oponente, um oponente político”, disse.

Pena pode chegar a 4 anos por acusação
Trump pode pegar de liberdade condicional a quatro anos de prisão por acusação. Sua sentença está marcada para 11 de julho – apenas dias antes da convenção nacional republicana começar em Wisconsin, onde ele deve vencer a nomeação.

“O verdadeiro veredito será em 5 de novembro pelas pessoas. E elas sabem o que aconteceu aqui e todo mundo sabe o que aconteceu aqui”, afirmou Trump.

Condenação não impede candidatura
Sob a Constituição dos EUA, a condenação de Trump não o impede de concorrer à eleição presidencial. Espera-se que ele recorra do veredito, um processo que pode levar meses.

Do lado de fora do tribunal, as reações foram divididas entre críticos e apoiadores de Trump.

O presidente Joe Biden se manifestou nas redes sociais, postando: “Há apenas uma maneira de manter Donald Trump fora do Salão Oval: nas urnas”.

Uma pesquisa da emissora pública PBS perguntou às pessoas como a condenação afetaria seu voto. 17% disseram que são “menos propensos a votar em Trump”, enquanto 15% disseram que são “mais propensos”.

Alguns analistas políticos também dizem que muitos nos EUA já têm opiniões enraizadas sobre Trump. Eles afirmam que o veredito não terá um impacto significativo em quem as pessoas escolherão votar no dia da eleição.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img