Seul, Coreia do Sul, 24 de maio de 2024 (Agência Yonhap) – A Coreia do Sul realizou uma segunda rodada de negociações com os Estados Unidos sobre o compartilhamento dos custos para manter tropas americanas no país. Veículos de mídia sul-coreanos apontam que Seul pode estar buscando um acordo antecipado caso o ex-presidente Donald Trump vença as eleições de novembro.
Oficiais dos dois lados se reuniram em Seul por três dias até quinta-feira (23) para discutir um novo acordo a partir de 2026, após o atual vencer.
Eles trocaram opiniões sobre quanto dos custos a Coreia do Sul deve arcar e como o valor deve ser calculado.
Os dois países renovam periodicamente o acordo de divisão de custos para manter as forças americanas na Coreia do Sul como dissuasão contra contingências na Península Coreana.
A primeira rodada das negociações ocorreu nos EUA em abril.
Veículos de mídia sul-coreanos relatam que as negociações estão ocorrendo em uma data incomumente antecipada, já que o atual acordo só expira daqui a mais de um ano e meio.
As conversas ficaram paralisadas no passado porque a administração Trump exigiu um grande aumento na contribuição de Seul. Os dois lados chegaram a um acordo após a posse do presidente Joe Biden.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am