Fukuoka, Japão – 14 de maio de 2024 – Segundo informações obtidas pela NHK, um avião da Japan Airlines ultrapassou significativamente o ponto de parada em uma via de táxi no Aeroporto de Fukuoka, no sudoeste do Japão, na última sexta-feira (10), resultando no cancelamento de outro voo de passageiros.
O Ministério dos Transportes do Japão informa que o avião da JAL estava aguardando para decolar na via de táxi em Fukuoka e cruzou a linha de parada em frente a uma pista, pouco depois do meio-dia de sexta-feira.
O avião recebeu ordens de um controlador de tráfego aéreo para parar na frente da linha de parada, mas continuou e parou em frente à pista após receber uma segunda ordem do controlador para cessar o movimento.
O incidente ocorreu quando um avião operado pela companhia aérea regional J-Air, com destino ao Aeroporto de Matsuyama, estava se preparando para decolar na mesma pista. Ele estava viajando a uma velocidade de mais de 120 quilômetros por hora.
O avião da J-Air abortou abruptamente sua decolagem após a ordem do controlador.
Havia 47 pessoas, incluindo a tripulação, a bordo do avião da J-Air, mas ninguém ficou ferido quando os freios de emergência foram acionados.
Os dois aviões estavam a apenas algumas centenas de metros de distância quando o avião da J-Air parou. As asas do avião da JAL foram encontradas parcialmente entrando na pista depois que o avião da J-Air parou.
O voo da J-Air foi cancelado, pois precisou de inspeção após a aplicação dos freios de emergência.
O piloto relatou às autoridades que parecia que o avião da JAL estava prestes a entrar na pista.
As autoridades do ministério estão investigando os detalhes do ocorrido.
A JAL emitiu um pedido de desculpas pelo transtorno causado. A companhia aérea revelou que já relatou o acidente às autoridades de aviação. Ela diz que analisará a causa do incidente, incluindo a comunicação com o controle de tráfego aéreo, e fará esforços para evitar ocorrências semelhantes sob a orientação das autoridades.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm