Washington, EUA, 8 de abril de 2024 – Os Estados Unidos anunciaram que fornecerão até 6,6 bilhões de dólares à TSMC de Taiwan para a construção de fábricas de semicondutores de ponta no estado do Arizona.
O governo do presidente Joe Biden revelou o acordo com o principal fabricante de chips na segunda-feira.
A TSMC já está construindo duas fábricas no Arizona. Com o subsídio, a empresa produzirá os chips de 2 nanômetros mais avançados do mundo na segunda fábrica.
A empresa também planeja construir uma terceira fábrica, que produzirá produtos de 2 nanômetros ou ainda mais avançados.
No total, a TSMC investirá 65 bilhões de dólares no estado.
Biden afirmou em comunicado que os Estados Unidos não estão produzindo “nenhum dos chips mais avançados, expondo-nos a vulnerabilidades econômicas e de segurança nacional significativas”.
Ele também disse: “A fabricação de semicondutores e os empregos estão voltando”.
O apoio financeiro à TSMC veio após o anúncio, em março, de que o governo fornecerá até 8,5 bilhões de dólares ao fabricante de chips dos EUA, a Intel.
A administração está tentando fortalecer as cadeias de suprimentos de chips avançados para contra-atacar a China. Também deseja mostrar aos eleitores que está apoiando fabricantes domésticos e criando empregos, já que Biden visa conquistar um segundo mandato em novembro.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am