Funafuti, Tuvalu – 28 de janeiro de 2024 – O primeiro-ministro de Tuvalu, que manteve os laços da nação do Pacífico Sul com Taiwan, perdeu seu assento em uma eleição parlamentar.
A Reuters e outros meios de comunicação informaram que Kausea Natano não conseguiu manter seu assento na eleição de sexta-feira (26).
Tuvalu é um dos poucos países que mantêm laços diplomáticos com Taiwan. Natano visitou Taiwan em 2022 e manteve conversações com a presidente Tsai Ing-wen.
Ele também buscou laços mais estreitos com a Austrália, assinando em novembro um acordo abrangente que cobre questões de segurança.
O parlamento de 16 membros elegerá um novo primeiro-ministro.
A mídia taiwanesa está relatando que Tuvalu pode se tornar o mais recente país a romper os laços diplomáticos com Taiwan porque alguns dos legisladores recém-eleitos estão pedindo uma revisão das relações bilaterais.
A China tem exercido maior influência nas nações insulares do Pacífico Sul. Nauru mudou seu reconhecimento diplomático de Taiwan para a China neste mês.
- Cidade no Japão testa drones para afastar ursos - 26 de maio de 2026 11:27 pm
- Navios chineses invadem águas territoriais do Japão nas Ilhas Senkaku - 26 de maio de 2026 11:22 pm
- Casos de sarampo no Japão aproximam-se de 500 este ano - 26 de maio de 2026 11:13 pm























