Tóquio, Japão – 17 de dezembro de 2023 – A Ministra das Relações Exteriores do Japão, Kamikawa Yoko, revelou um plano ambicioso para impulsionar a participação ativa das mulheres na prevenção de conflitos e na construção da paz na região da Ásia-Pacífico. A iniciativa foi apresentada durante um simpósio bilateral realizado em Tóquio neste sábado (16), paralelamente à abertura de uma cúpula especial entre o Japão e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Association of Southeast Asian Nations – ASEAN).
O simpósio contou com a presença da Ministra das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Lestari Priansari Marsudi, única representante feminina entre os 10 membros da ASEAN. Durante as discussões, Kamikawa destacou que incorporar as perspectivas das mulheres na formulação de políticas no campo da paz e segurança contribuirá para estabilizar a situação política e fomentar a democracia.
Retno enfatizou que as visões das mulheres são fundamentais para garantir a segurança e a paz globais. Além disso, ressaltou que investir nas mulheres equivale a investir nos direitos humanos de todos.
A proposta japonesa busca fortalecer a presença feminina em questões cruciais de segurança, reconhecendo o papel fundamental que as mulheres desempenham na prevenção de conflitos e na promoção de sociedades pacíficas e resilientes.
- Ministério intensifica fiscalização no setor de logística no Japão - 7 de novembro de 2024 2:28 pm
- Exposição de cortinas nupciais no Japão apoia região afetada por terremotos - 7 de novembro de 2024 1:31 pm
- Governo Lula deixa vacinas vencerem e incinera 10,9 milhões de doses em 2024 - 7 de novembro de 2024 12:19 pm