Tóquio, Japão – 17 de dezembro de 2023 – O Japão concordou em fornecer à Malásia barcos de resgate e drones como parte de um novo quadro de cooperação em segurança. O acordo foi estabelecido durante uma reunião entre o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e seu homólogo malaio, Anwar Ibrahim, em Tóquio, no sábado (16).
Kishida destacou que a comunidade internacional enfrenta um ponto de virada histórico e expressou o desejo de garantir, por meio da cooperação com a Malásia, um mundo onde a dignidade humana seja protegida, mantendo e fortalecendo uma ordem internacional livre e aberta baseada no estado de direito.
A provisão dos barcos de resgate e drones será realizada por meio da Assistência Oficial de Segurança (Official Security Assistance – OSA) do Japão. Esse framework é projetado para aprimorar os laços de segurança com nações que compartilham interesses semelhantes por meio do fornecimento de equipamentos de defesa.
Kishida e Anwar confirmaram que as relações bilaterais serão elevadas para uma parceria estratégica abrangente. Além disso, concordaram em fortalecer a cooperação em diversas áreas, incluindo a transição para energias limpas, segurança econômica e intercâmbio humano.
A reunião ocorreu antes da abertura de uma cúpula especial entre Japão e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Association of Southeast Asian Nations – ASEAN).
- Ministério intensifica fiscalização no setor de logística no Japão - 7 de novembro de 2024 2:28 pm
- Exposição de cortinas nupciais no Japão apoia região afetada por terremotos - 7 de novembro de 2024 1:31 pm
- Governo Lula deixa vacinas vencerem e incinera 10,9 milhões de doses em 2024 - 7 de novembro de 2024 12:19 pm