Pequim, China, 22 de novembro de 2023 – O Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, expressou seu apoio aos palestinos durante uma reunião em Pequim com autoridades do mundo árabe e islâmico, incluindo o Ministro das Relações Exteriores da Autoridade Palestina, Riyad al-Maliki.
O encontro de segunda-feira (20), contou com a presença do Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal bin Farhan Al Saud.
Wang iniciou a reunião expressando seu apoio aos palestinos no conflito na Faixa de Gaza. Ele afirmou que a China tem trabalhado arduamente para desescalar o conflito, prevenir desastres humanitários e buscar uma solução para a questão palestina.
O Ministro chinês destacou que a saída para a situação é “implementar a solução de dois estados e estabelecer um estado palestino independente”, segundo o Ministério das Relações Exteriores da China. Ele também defendeu a “convocação antecipada de uma conferência de paz internacional.”
O apoio declarado da China aos palestinos parece ser uma tentativa de Pequim de aumentar sua presença no Oriente Médio, especialmente em meio ao alinhamento dos Estados Unidos com Israel no conflito.
O Ministério das Relações Exteriores chinês informou que os representantes árabes e islâmicos elogiaram a posição da China sobre a questão palestina. Eles afirmaram que buscarão uma coordenação mais estreita com a China para alcançar uma paz duradoura e estabilidade no Oriente Médio.
- Assaltantes mascarados roubam loja de luxo em Tóquio - 8 de abril de 2026 7:50 pm
- Takaichi e Pezeshkian discutem segurança no Estreito de Ormuz - 8 de abril de 2026 7:29 pm
- Índice Nikkei 225 tem o terceiro maior ganho da história - 8 de abril de 2026 7:12 pm























