A Organização Meteorológica Mundial, World Meteorological Organization – WMO, afirma que as enchentes na Líbia foram causadas por chuvas fortes de um sistema de tempestade chamado medicane, ou furacão mediterrâneo.
A WMO diz que a tempestade, chamada Daniel, se desenvolveu na Grécia no início de setembro. Ela trouxe um recorde de 750 milímetros de chuva – ou cerca de 18 meses de precipitação – em 24 horas para a Grécia central na semana passada.
A agência de notícias estatal da Grécia está informando que pelo menos 15 pessoas morreram.
A tempestade ficou mais forte antes de atingir a Líbia.
Suzanne Gray, professora de meteorologia da Universidade de Reading, na Grã-Bretanha, diz que, embora as medicanas ocorram apenas uma ou três vezes por ano, elas podem ser devastadoras quando atingem a costa devido a enchentes, tempestades e ventos fortes.
- MEMÓRIA VIVA – BRASILEIROS NO JAPÃO - 18 de junho de 2026 4:02 pm
- Turismo no Japão registra queda pelo segundo mês em maio - 18 de junho de 2026 12:02 pm
- Japão apresenta proposta para reduzir imposto de alimentos - 18 de junho de 2026 11:24 am























