O secretário-chefe de Gabinete, Matsuno Hirokazu, disse que o governo considerará a criação de abrigos emergenciais na ilha de Ishigaki, em Okinawa, tendo em mente uma possível emergência em Taiwan.
Matsuno está visitando a ilha do sudoeste por três dias, para entender melhor a situação e ouvir as opiniões dos residentes locais, enquanto o governo estuda como proteger as pessoas nas Ilhas Nansei.
Matsuno inspecionou as instalações portuárias na cidade de Ishigaki no sábado (21).
Antes da inspeção, o prefeito de Ishigaki, Nakayama Yoshitaka, pediu a Matsuno que estendesse o cais do porto e a pista do aeroporto para permitir uma evacuação rápida, além de construir abrigos.
Matsuno respondeu que pode levar até dez dias para evacuar todas as pessoas, incluindo turistas, da ilha, e que abrigos de emergência seriam necessários durante esse período.
- Ataques russos deixam sete mortos na Ucrânia - 12 de julho de 2026 3:20 pm
- EUA lançam nova rodada de ataques contra alvos no Irã - 12 de julho de 2026 3:08 pm
- Irã fecha o Estreito de Ormuz por tempo indeterminado - 12 de julho de 2026 2:51 pm






















