O ministro da Defesa do Japão, Hamada Yasukazu, disse que os esforços de seu país para fortalecer suas capacidades de defesa serão conduzidos dentro dos limites da política exclusivamente orientada para a defesa do país.
Hamada discursou no Diálogo de Shangri-La, em Cingapura, no sábado (3).
Ele disse que o Japão pretende impedir quaisquer desafios contra a ordem internacional existente por meio de capacidades de dissuasão aprimoradas em casa.
Ele também disse que o Japão não tem como objetivo adquirir forças militares que possam representar uma ameaça a outros países.
Em uma aparente referência às ameaças da Coreia do Norte e da China, Hamada observou que as provocações militares, incluindo lançamentos de mísseis balísticos, bem como repetidas incursões de embarcações estrangeiras em águas territoriais japonesas, tornaram-se ocorrências regulares na região.
Ele disse que essas atividades estão interferindo em um ambiente marítimo livre, aberto e estável.
Hamada também observou que, especialmente nos mares do leste e do sul da China, houve movimentos para mudar unilateralmente o status quo pela força e coerção, desafiando a ordem internacional existente.
Ele destacou a necessidade de o Japão e a China manterem comunicações constantes para evitar uma contingência em um ambiente de segurança instável, caracterizado por tensões e desconfiança.
O ministro indicou que o Japão buscará esforços de construção de confiança com a China por meio do diálogo, para estabelecer relações bilaterais construtivas e estáveis.
- Kawaguchi lança serviço inédito de apoio a estrangeiros - 30 de maio de 2026 12:17 am
- Mitsubishi produzirá veículos em fábricas da Nissan nos EUA - 29 de maio de 2026 11:48 pm
- Japão gasta 11,7 tri de ienes para conter queda da moeda - 29 de maio de 2026 11:26 pm























