Presidente do Asian Development Bank pede nova estrutura de financiamento para mudanças climáticas
O presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento, Asian Development Bank – ADB, pediu uma nova estrutura de financiamento de mudanças climáticas para alcançar o desenvolvimento sustentável da economia asiática.
Asakawa Masatsugu discursou na cerimônia de abertura da conferência anual do banco em Incheon, Coreia do Sul, na quarta-feira.
Asakawa disse: “Precisamos reconhecer que o desenvolvimento não é mais possível sem uma ação climática eficaz”.
Ele acrescentou: “Os modelos tradicionais de empréstimos e concessões não serão suficientes” e enfatizou que o ADB e outros bancos globais de desenvolvimento precisam atender ao chamado para fazer mais.
Antes de Asakawa, o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, fez um discurso. Ele disse que as mudanças climáticas e a exclusão digital são novas questões que devem ser abordadas em um momento em que a economia global enfrenta grandes dificuldades após a pandemia.
Ele disse que o governo sul-coreano “planeja contribuir ativamente para a cooperação econômica e de desenvolvimento da região do Indo-Pacífico”.
Na conferência, o ADB revelou um novo programa que fornecerá até 15 bilhões de dólares em empréstimos a nações emergentes e em desenvolvimento para medidas contra as mudanças climáticas.
A reunião de quatro dias começou na terça-feira (2). O Japão está representado pelo Ministro das Finanças, Suzuki Shunichi, e pelo Presidente do Banco do Japão, Ueda Kazuo.
Suzuki deve fazer um discurso na quinta-feira para explicar o apoio do país à nova ação climática do ADB.
- Índia e Coreia do Sul ampliam cooperação estratégica - 22 de abril de 2026 11:16 am
- Funcionária morre durante inspeção em parque em Tóquio - 22 de abril de 2026 10:35 am
- Líder do Irã autoriza segunda rodada de conversas de paz - 22 de abril de 2026 10:31 am























