Tribunal de Hong Kong condena 6 ativistas por financiamento para manifestantes
Um tribunal de Hong Kong condenou e multou seis pessoas por seu envolvimento em um fundo que apoia os manifestantes pró-democracia. Eles incluem um cardeal católico de 90 anos e um cantor popular que são ativistas proeminentes.
O cardeal Joseph Zen e outros cinco foram considerados culpados por não registrarem corretamente o fundo. O Fundo de Ajuda Humanitária 612 ajudou a pagar os honorários médicos e legais dos manifestantes presos a partir de 2019. Ele foi encerrado em 2021.
Zen e outros quatro, incluindo a cantora pop Denise Ho, eram administradores do fundo. Cada um deles foi multado em cerca de 500 dólares.
O secretário do fundo foi multado em cerca de 300 dólares.
Foi constatado que eles violaram uma portaria que exige o registro de organizações estabelecidas em Hong Kong.
A polícia prendeu Zen, Ho e outros dois em maio, sob uma Lei de Segurança Nacional imposta pela Pequim, por suspeita de conluio com forças estrangeiras. Mais tarde, foram libertados sob fiança.
As prisões desencadearam críticas internacionais. Eles foram vistos como uma repressão das autoridades ao movimento pró-democracia.
- Ataques ucranianos custam US$ 7 bi em receita de petróleo à Rússia - 2 de maio de 2026 10:55 am
- Trump rejeita nova proposta de paz enviada pelo Irã - 2 de maio de 2026 10:51 am
- China liberta acadêmico acusado de espionagem para o Japão - 2 de maio de 2026 8:45 am























