Investigado por corrupção, Guido Mantega, é confirmado na equipe de transição de Lula
Ex-ministro integrará o grupo responsável pelo planejamento, Orçamento e gestão do novo governo.
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta quinta-feira, 10, que o ex-ministro Guido Mantega participará do grupo de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele integrará o grupo responsável pelo planejamento, Orçamento e gestão da equipe que dará início aos trabalhos da nova administração.
No dia 22 de setembro de 2016, Guido Mantega foi preso, temporariamente, na operação Arquivo X, 34ª fase da Operação Lava Jato, por supostas fraudes da Petrobras. A operação foi motivada por um depoimento espontâneo à justiça feita pelo empresário Eike Batista, também investigado, de que Mantega, quando presidente do Conselho de Administração da Petrobras, teria operado um esquema de propina para facilitação de contratos entre a OSX, então presidida por Eike, e a Petrobras.
Ex-ministro da Fazenda nos governos petistas, Mantega ficou fora do grupo de transição especializado em economia. Na terça-feira 8, Alckmin anunciou André Lara Resende, Pérsio Arida, Guilherme Mello e Nelson Barbosa como responsáveis pelo grupo econômico. Ao todo, são 21 grupos temáticos, que indicam as prioridades do governo e os possíveis ministérios.
Além de Mantega, fazem parte do grupo de planejamento o deputado federal Enio Verri (PT-PR), a economista Esther Duek e Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Conselho Federal de Economia. Alckmin lembrou, contudo, que os integrantes da equipe de transição não têm passagem garantida para o novo governo. A decisão final, portanto, caberá a Lula.
Indagado se o posicionamento ideológico de economistas como Lara Resende e Arida colide com o ideal petista, Alckmin disse que não. “Não são visões opostas, são complementares”, ressaltou. “É importante ter num grupo técnico visões que se complementam, se somam. É uma fase transitória para discutir, elaborar propostas, definir questões.”
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am