Presidente filipino aborda intercâmbio militar com a China
O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., indicou que o intercâmbio militar poderia ser uma forma de resolver os conflitos com a China sobre questões marítimas.
Marcos disse, em uma conferência de imprensa, na terça-feira (5), que se encontrará com o Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, na quarta-feira (6). Wang está em um tour pelas nações do sudeste asiático.
O presidente disse que discutirá formas de resolver disputas marítimas no Mar do Sul da China durante seu encontro com Wang. Ele enfatizou que há uma necessidade de intercâmbios multilaterais.
Marcos disse: “Vamos fazer intercâmbios culturais, intercâmbios educacionais, mesmo os militares, se isso for útil”. Foi a primeira vez que ele mencionou o intercâmbio militar com a China desde que ele assumiu o cargo.
Embora as Filipinas sejam um aliado de defesa dos Estados Unidos, a administração do ex-presidente Rodrigo Duterte assumiu uma atitude conciliatória com a China. Desde 2017, as Filipinas aceitam o fornecimento de armas de fogo e veículos militares da China. Os equipamentos e veículos foram usados para assistência em catástrofes e para esforços anti-terroristas.
A atenção está voltada para saber se Marcos aprofundará os laços com a China no domínio militar.
- Tufão Bavi força JAL a cancelar 48 voos no sul do Japão - 9 de julho de 2026 5:49 pm
- Donald Trump comete gafes em cúpula e confunde países - 9 de julho de 2026 5:34 pm
- Adolescente é preso em Tóquio por ciberataques contra cafés - 9 de julho de 2026 5:12 pm






















