ACNUR preocupada que a escassez global de alimentos possa dar origem a mais refugiados
O chefe da agência de refugiados das Nações Unidas diz que a escassez global de alimentos desencadeada pela guerra na Ucrânia pode levar a um novo aumento do número de refugiados.
O Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, sinalizou o aviso em uma entrevista com a emissora pública japonesa NHK antes do Dia Mundial do Refugiado designado pela ONU em 20 de junho.
Grandi disse que é muito grato pelos enormes recursos que foram mobilizados em todo o mundo para responder à crise da Ucrânia.
Ele disse, entretanto, que está começando a se preocupar que isto virá às custas de respostas a outras necessidades humanitárias e de desenvolvimento em todo o mundo.
Ele expressou a preocupação de que a crise da Ucrânia possa diminuir os recursos para os refugiados de outros países, incluindo o Afeganistão e a Síria, enfatizando que eles não devem ser esquecidos.
Grandi disse que em algumas partes da África que já são muito frágeis, as pessoas enfrentam conflitos, pobreza e o impacto da mudança climática.
Ele advertiu que se eles tiverem que lidar com a escassez de alimentos importados, além destes desafios, não seria surpreendente se houvesse deslocamento adicional.
Com referência ao Japão, ele disse que compreende que a resposta à pandemia do coronavírus chinês tem esgotado em grande parte o orçamento público.
Ele passou a insistir na ajuda contínua aos refugiados, pessoas deslocadas e vulneráveis em todo o mundo impactadas pela guerra e outras crises, incluindo os efeitos da mudança climática.
- Startup de Tóquio busca aprovação de remédio para gatos - 24 de abril de 2026 8:48 pm
- TSMC anuncia produção de chips de 1,3 nanômetro para 2029 - 24 de abril de 2026 8:29 pm
- Nikkei 225 atinge recorde histórico de fechamento no Japão - 24 de abril de 2026 8:24 pm























