EUA consideram que a Rússia está cometendo crimes de guerra na Ucrânia
O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirma que os Estados Unidos concluíram, oficialmente, que as forças russas estão cometendo crimes de guerra na Ucrânia.
Blinken disse em uma declaração emitida nesta quarta-feira (23), que a decisão foi baseada em análises de agências de inteligência e informações de código aberto.
Ele disse: “Temos visto numerosos relatos confiáveis de ataques indiscriminados e ataques deliberadamente contra civis, assim como outras atrocidades”.
Ele prosseguiu, “O governo dos EUA continuará a rastrear os relatos de crimes de guerra e compartilhará informações que coletamos com aliados, parceiros e instituições e organizações internacionais, conforme apropriado”.
O secretário de Estado acrescentou: “Estamos empenhados em buscar a responsabilização usando todas as ferramentas disponíveis, incluindo processos criminais”.
O Presidente dos EUA, Joe Biden, qualificou o Presidente russo, Vladimir Putin, de “criminoso de guerra”. Blinken disse que ele concordou pessoalmente com Biden.
O Tribunal Penal Internacional de Haia já iniciou uma investigação de supostos crimes de guerra e outros crimes contra a humanidade na Ucrânia, a pedido de muitos países.
- China exige proibição de armas nucleares para o Japão em reunião na ONU - 30 de abril de 2026 6:31 pm
- EUA criticam expansão nuclear da China em conferência da ONU - 30 de abril de 2026 6:25 pm
- Polícia de Tóquio caça suspeito de ataque com martelo - 30 de abril de 2026 6:20 pm























