Atleta paraolímpica ucraniana cancela participação após pai ser feito prisioneiro pela Rússia
Uma atleta ucraniana saiu de uma competição nos Jogos Paraolímpicos de Inverno de Pequim 2022 depois de saber que seu pai havia sido capturado por soldados russos, de acordo com a Agence France-Presse.
Anastasiia Laletina, 19 anos, não competiu nesta terça-feira (8), de manhã na sessão de meia distância do biatlo, depois de receber a notícia, Nataliia Harach, porta-voz da equipe, disse à AFP.
“Seu pai é um soldado do exército ucraniano e [foi levado] prisioneiro por soldados russos. Eles o espancaram”, disse Harach à AFP. “Ela ficou muito perturbada e não pôde participar da corrida”.
A jovem de 19 anos está recebendo apoio do médico da equipe, acrescentou Harach.
De acordo com o site paraolímpico, Laletina ainda está registrada para competir no evento de cross-country skiing, embora não esteja claro se ela irá participar.
Vinte atletas ucranianos viajaram para a China para os Jogos Paraolímpicos apesar da invasão russa de seu país, que começou em 24 de fevereiro.
No dia da abertura dos Jogos, a Ucrânia conquistou sete medalhas. O país está em segundo lugar na tabela geral de medalhas, com 17 medalhas totais – seis de ouro, sete de prata e quatro de bronze.
Na semana passada, o Comitê Paraolímpico Internacional proibiu a Rússia e Belarus – um aliado próximo da Rússia – de competir nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.
Valeriy Sushkevych, o chefe paraolímpico ucraniano, disse antes dos Jogos que a presença de sua equipe ali era um “símbolo de que a Ucrânia está viva”, informou a BBC.
- China exige proibição de armas nucleares para o Japão em reunião na ONU - 30 de abril de 2026 6:31 pm
- EUA criticam expansão nuclear da China em conferência da ONU - 30 de abril de 2026 6:25 pm
- Polícia de Tóquio caça suspeito de ataque com martelo - 30 de abril de 2026 6:20 pm























