Gigante britânica do petróleo se retira da Rússia
A gigante petrolífera britânica BP declara que venderá todas as suas ações na companhia petrolífera estatal russa após a invasão do país à Ucrânia.
A BP disse em uma declaração neste domingo (27), que abandonará sua participação de 19,75% na Rosneft e abandonará todos os seus negócios com a empresa na Rússia.
A BP também anunciou que seu Diretor Executivo, Bernard Looney, e o ex-Chefe Executivo do Grupo BP, Bob Dudley, estão se demitindo do conselho da Rosneft com efeito imediato.
A BP opera na Rússia há mais de 30 anos. Mas a empresa disse: “O ataque da Rússia à Ucrânia é um ato de agressão que está tendo conseqüências trágicas em toda a região”. Ela disse que a ação militar representa uma mudança fundamental.
O governo britânico informou que expressou suas preocupações sobre os negócios da BP na Rússia a Looney na sexta-feira.
Os Estados Unidos e os países europeus têm intensificado as sanções econômicas contra a Rússia.
- Songwriter sueco lança novo single Americana - 10 de junho de 2026 1:24 pm
- EUA atacam Irã após helicóptero ser abatido - 10 de junho de 2026 12:39 pm
- Terremoto nas Filipinas: Mortes ultrapassam 40 - 10 de junho de 2026 12:31 pm























