Kaiann Lobo: um dos precursores da Bachata no Brasil
Kaiann Lobo nasceu na cidade de Acará e foi criado na cidade de Tomé-Açu, nordeste Paraense, cidade que já esteve no ranking de Segunda maior Colônia Japonesa do Brasil. Cantor, Compositor, Ator de teatro Musical, Publicitário e formando no Bacharelado de Direito e em Gestão de Tecnologia da Informação, Kaiann é um dos precursores do ritmo Bachata no Brasil.
Nascido em 4 de setembro de 1991 e atualmente residindo em São Paulo com a esposa Herna, formou-se em dezembro de 2021 em uma das mais respeitadas escolas de Teatro Musical do Brasil, Teen Broadway, no Curso Profissionalizante de Teatro Musical e Atuação Teatral.
Cantor titular da Banda Matrix e tendo em seu currículo musical grandes bandas de São Paulo, quais sejam, Banda Kremlin, San Marco Show, Classic Show entre outras, iniciou sua carreira em corais da igreja Evangélica Assembleia de Deus de Tomé-Açu, e formou junto com seu irmão Alexandre a dupla Gospel Mensageiros de Sião, rendendo para ambos varias apresentações no Nordeste Paraense.
Aos 14 anos de idade, saiu de casa após vencer em seu município, o Festival de Verão Sol e Som em primeiro lugar, para viver novas experiências na música em Belém, capital do Pará. Esta fase não durou muito, pois a visão artística queria mais, e além do Tecnobrega e ritmos locais, queria vivenciar outros mercados, o que o levou para Fortaleza-CE, onde fez parte como Back-Vocal de algumas bandas do Nordeste, viajando por boa parte do Brasil nesta posição.
Em seu retorno ao estado, fez parte da Banda Blansh, fazendo shows em toda região norte à frente do grupo.
Em 2011 é convidado a integrar o elenco da Banda Batidão do Melody, em uma turnê ao Suriname e ao retornar para o Brasil no final daquele mesmo ano, seu trabalho ultrapassa as fronteiras e o artista assinou contrato para fazer parte do Elenco de Croone’s do Pérola Hotel, que atende o público Brasileiro e estrangeiro naquele pais. Este trabalho em especial, fortaleceu o repertorio do artista, dando a ele a possibilidade de aprender e cantar em outros idiomas, que hoje atua mesmo sem fluência pela vivencia como Holandês, Inglês, Espanhol, Português, Frances e Japonês.
Em 2013 de volta ao seu País, iniciou carreira solo e assumiu a identidade artística de Kaiann Lobo, fundando também uma banda que atenderia o mercado de eventos, em especial formaturas e casamentos.
Kaiann Lobo é um dos artistas precursores da nova geração do Ritmo Bachata no Brasil, que até então só tinha sido gravada e trabalhada artisticamente pelo cantor Fagner.
No Brasil a Bachata chegou primeiro as escolas de dança, com o pesquisador e difusor das danças de salão, o professor Jomar Mesquita, que já no final dos anos 90 aplicava os conhecimentos do ritmo, vindo da República Dominicana. Kaiann conheceu a Bachata após sua viagem para shows pela República Dominicana, Suriname, arredores e vivência com dominicanos imigrantes durante sua estada no Suriname.
https://youtu.be/ciFwVfIcKf4
A Bachata é um ritmo musical e uma dança que se originou na República Dominicana na década de 60 e é considerada entre os produtores musicais como um híbrido do bolero (sobre tudo, o bolero rítmico) com outras influências musicais como por exemplo o cha-cha-cha e o tango.
Por ser uma dança e música da classe mais pobre, foi alvo de duro preconceito até o inicio dos anos 80, quando finalmente teve o seu reconhecimento como ritmo popular e foi lançada mundialmente afim de aumentar o turismo na ilha. Recebendo a ajuda direta de cantores que se popularizaram, tais como Luís Dias, Juan Luiz Guerra, inclusive Guerra gravou uma das suas musicas mais famosas em homenagem ao Japão, a cancão “Bachata en Fukuoka”.
A música detém milhões de visualizações, disco de platina e até hoje é uma das mais importantes do ritmo latino – e por fim, mais não menos importante, o mais famoso dos grupos dos anos 90, a Banda Aventura, que levou a Bachata a lugares do mundo que ainda não era conhecida. Enquanto Enrique Iglesias sendo seguido por Ricky Martin e Shakira, trouxeram a partir de meados dos anos 90 uma nova expressão musical latina.
No Brasil, a Bachata tem como Embaixador oficializado pelo governo Dominicano, o cantor Gustavo Lima, que hoje é a grande aposta de continuidade do ritmo a nível mundial.
Tiago da Silva, ou simplesmente Kaiann Lobo (nome artístico que adotou quando deu início ao projeto de carreira solo), fez parte de inúmeras bandas no Estado do Pará, entre elas as conhecidas Quero Mais, New Project, Portal do Melody, Batidão do Melody, Estrela do Melody, Negalora, Na Moral, Desejo Proibido. Seu último trabalho em bandas do ritmo Tecnobrega, se deu com Viviane Batidão.
Foi freelance pela Banda AR-15 e dividiu o palco com a cantora Rebeca Lindsay (The Voice Brasil) no início de sua carreira solo. Ainda em sua trajetória fez parte também da Banda Requinte (empresa Orlando Pereira).
https://youtu.be/a9rnVRvTE9w
Artisticamente versátil, fez uma aposta na dramaturgia, com uma participação especial no musical teatral HairSpray, realizado, ensaiado e encenado no Teatro Margarida Schivazzapa (CENTUR), tendo como atriz protagonista a cantora Lucinha Bastos e grande elenco. Em 2014 o artista foi atração principal no Concurso Miss Pará (BAND) e cantou ao lado do lendário Billy Paul.
Kaiann ainda foi vencedor do quadro É 10 ou MIL programa do Ratinho (SBT) por 2 vezes, Finalista do Programa João Kleber Show (RedeTV), Vencedor do quadro Empurrão da Fá Morena (RedeTV) e ainda foi Finalista do FESTIVAL MUSICAL BRASIL JAPÃO em 2021, concurso de integração cultural Nipo-Brasileiro.
Preservando sua origem simples e suas raízes, Kaiann segue conquistando o seu espaço, sempre com o seu carisma e seu jeito simples de ser, e com a experiência de mais de 15 anos no mercado.
Com banda integrada por profissionais altamente capacitados, que utilizam equipamentos de ponta e estão sempre atentos as novas tendências do mercado musical, colocando a disposição dos clientes um amplo repertório com músicas nacionais e internacionais, e atua com trabalho solo em todo o território nacional, tocando em seu repertório: Bachata, Forró, Sertanejo, Pop, Swingueira, Samba Reggae, Axé, Pop Rock, Reggae, Quadrilha, Funk, Xote, Flashback, Carimbó, Brega, Calypso, Zouk Love e muito mais.
Em 2021, Kaiann fez parte da nova versão do musical “Se Essa rua Fosse Minha – O Amor nos Anos de Chumbo” produzida pela Escola de Teatro Musical Teenbroadway. Ambientado em São Paulo, o espetáculo retrata a batalha verídica da Rua Maria Antônia, conflito histórico entre as universidades USP e Mackenzie que ocorreu em 1968, durante o período da Ditadura Militar no Brasil. Como pano de fundo desta narrativa, o musical revela o romance entre Carolina e Pedro, dois universitários de faculdades opostas que lutam para enfrentar todas as barreiras políticas e sociais que os separam, em favor de seu amor.
O espetáculo traz composições de Chico Buarque, Caetano Veloso, Mutantes e Gilberto Gil, que dando força à narrativa da guerra de ódio dos estudantes, da ditadura, e de um amor irresistível.
O espetáculo foi realizado pela primeira vez em 2011 pela Companhia de Teatro Rock, com autoria de Marcos Ferraz (Disney, Cartoon Network, Record TV e Rede Globo), ganhando nova montagem em 2021 pelo TeenBroadway, sob a Direção Geral de Maiza Tempesta. O espetáculo aconteceu no Teatro Ruth Escobar nos dias: 25, 26, 27 e 28 de novembro de 2021.
2022 é um ano de grandes apostas para o artista, que grava seu mais novo trabalho artístico, tendo como carro chefe entre os singles, a música em versão Arrocha Bachata, “Mordida de Amor”, grande sucesso gravado primariamente pelo grupo Yahoo. No teatro assume o papel de Pôncio Pilatos na tradicional Via Sacra de Itaituba – PA.
Acompanhe o artista nas redes sociais:
Instagram – @Kaiannsoeu
Facebook – Kaiann Lobo
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am