Evacuados de Fukushima começam a passar a noite em casa
Os residentes de Futaba, único município da Província de Fukushima que permanece totalmente evacuado após o acidente nuclear de 2011, agora poderão passar a noite em casa.
A cidade, no nordeste do Japão, planeja começar a receber os residentes de volta permanentemente em junho. A partir de quinta-feira (20), os residentes poderão pernoitar em suas casas ou em outras acomodações para se prepararem para a mudança de volta.
Os evacuados de volta começaram a tomar as medidas necessárias no escritório de ligação da prefeitura às 9:00 da manhã.
O programa visa 15% da cidade. A área inclui uma zona no nordeste, onde a ordem de evacuação foi suspensa em 2020, e nas proximidades da Estação Futaba da JR. Cerca de 65% da população da cidade, ou 3.613 pessoas em 1.455 domicílios, tinham suas residências registradas em Futaba até o final de dezembro.
Mas mais de 900 casas na cidade foram demolidas por vários motivos, incluindo a descontaminação.
Muitos residentes desistiram de retornar a Futaba. Apenas 15 pessoas em 11 residências haviam solicitado pernoitar até quarta-feira.
A cidade planeja atrair mais moradores de volta, construindo um complexo habitacional e habitações públicas.
- Japão celebra o Dia do Verde em meio à Golden Week - 4 de maio de 2026 11:18 am
- Takaichi inicia visita à Austrália focada em minerais e GNL - 4 de maio de 2026 7:55 am
- OPEC+ aumentará produção de petróleo após saída dos Emirados Árabes - 4 de maio de 2026 7:29 am























