Opositor na Belarus é condenado a 18 anos de prisão
Um tribunal de Belarus condenou o marido de uma líder da oposição a 18 anos de prisão por organizar manifestações e outras acusações.
O tribunal, nesta terça-feira (14) declarou Syarhei Tikhanovsky culpado de organizar manifestações em massa e de perturbar a ordem pública. O popular blogueiro e ativista é o marido da líder da oposição Svetlana Tikhanovskaya. Ele foi detido no ano passado quando planejava concorrer à presidência contra o presidente em exercício Alexander Lukashenko.
Depois de sua detenção, a esposa de Tikhanovsky concorreu às eleições. Ela liderou uma manifestação de protesto em massa depois que Lukashenko reivindicou a vitória e um sexto mandato no cargo. Os manifestantes acusaram Lukashenko de fraude eleitoral e exigiram sua renúncia ao cargo de presidente.
Para evitar perseguições pelo governo e para garantir sua segurança, Tikhanovskaya deixou a Belarus e agora vive na vizinha Lituânia.
Ela escreveu no Twitter que a decisão de terça-feira do tribunal foi ilegal e inaceitável. Tikhanovskaya também tuitou que ela continuará a proteger seu ente querido, que se tornou o líder de milhões de cidadãos bielorrussos.
O Secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, denunciou a decisão do tribunal em uma declaração à imprensa.
Condenou “convicções politicamente motivadas” de figuras da oposição bielorrussa em processos judiciais que “não estão de acordo com o Estado de Direito”.
A declaração exortou o regime de Lukashenko a “acabar com sua repressão contra membros da sociedade civil, mídia independente, a oposição política e outros bielorrussos.”
Blinken também pediu a libertação imediata de mais de 900 prisioneiros políticos, incluindo Tikhanovsky.
O governo de Lukashenko tem intensificado sua repressão contra os manifestantes. Anteriormente, em maio, o governo de Lukashenko foi alvo de críticas internacionais, quando ordenou, à força, um vôo com um jornalista dissidente para aterrissar em Belarus antes de detê-lo.
- Nikkei 225 sobe com perspectiva de paz entre EUA e Irã - 15 de abril de 2026 8:19 pm
- Japão bate recorde histórico de turistas estrangeiros - 15 de abril de 2026 7:56 pm
- Empresas no Japão perdem US$ 13 milhões em golpes do “falso CEO” - 15 de abril de 2026 7:32 pm























