Cuidadores estrangeiros que estão sendo capacitados no Japão
Um número crescente de estrangeiros que esperam trabalhar como prestadores de cuidados no Japão tem recebido capacitação no país após uma flexibilização das restrições de entrada contra o coronavírus chinês.
Em agosto, o Japão voltou a permitir a entrada dessas pessoas da Indonésia, do Vietnã e das Filipinas ao abrigo de acordos de parceria econômica.
Duzentos e trinta e quatro estagiários das Filipinas entraram no Japão no mês passado, depois de sua chegada ter sido atrasada em cerca de quatro meses.
Eles passaram por uma quarentena obrigatória de duas semanas ao chegar, e iniciaram as aulas do idioma japonês e de enfermagem em 8 de novembro. Eles continuarão com esse treinamento até fevereiro.
Os estagiários, eventualmente, trabalharão em instalações de cuidados em todo o Japão por três anos enquanto se preparam para fazer exames para se tornarem trabalhadores de cuidados certificados.
Oliveros Gamila Sohiong é uma estagiária filipina que disse estar feliz por finalmente ter vindo ao Japão, após sua entrada ter sido adiada devido à pandemia.
Ela disse que quer trabalhar como cuidadora no Japão por um longo tempo e, eventualmente, ter a companhia de sua filha, que agora está nas Filipinas.
Tem havido preocupações no setor de cuidados de enfermagem do Japão sobre as restrições de entrada anti-coronavírus para estrangeiros, pois a indústria tem sofrido com a escassez crônica de mão-de-obra.
No início deste mês, o Japão voltou a aceitar pedidos de entrada de estrangeiros como estagiários técnicos e trabalhadores com habilidades profissionais específicas.
- Líder do Vietnã defende ordem mundial baseada no diálogo - 30 de maio de 2026 11:17 am
- Lula ataca EUA e defende facções como “nossos criminosos” - 30 de maio de 2026 10:30 am
- Trump adia decisão final sobre acordo de paz com Irã - 30 de maio de 2026 9:12 am























