Turquia ameaça expulsar dez embaixadores ocidentais
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ordenou que embaixadores de 10 países, incluindo os Estados Unidos, fossem declarados “persona non grata” por uma declaração conjunta sobre a prisão de um homem de negócios turco.
Embaixadas dos Estados Unidos, Canadá, França, Finlândia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Nova Zelândia, Noruega e Suécia emitiram a declaração em 18 de outubro, pedindo o julgamento rápido e a libertação do ativista Osman Kavala.
Kavala está detido há quatro anos, encarregado de organizar protestos anti-governamentais em todo o país em 2013 e de estar envolvido em um golpe de Estado fracassado em 2016.
Os embaixadores disseram que “os contínuos atrasos” no julgamento de Kavala “lançam uma sombra sobre o respeito à democracia, ao Estado de direito e à transparência no sistema judiciário turco”.
Erdogan disse, em um discurso no sábado (23) que os embaixadores teriam que deixar o país se não “entendessem a Turquia”.
O Ministério das Relações Exteriores turco havia convocado os embaixadores no início deste mês, em resposta à declaração.
A questão levanta dúvidas se Erdogan se reunirá com o Presidente dos EUA Joe Biden durante a cúpula do Grupo das 20 maiores economias em 30 e 31 de outubro em Roma. O presidente turco havia dito, anteriormente, que o faria.
- Israel atinge 200 alvos do Hezbollah no Líbano em 24 horas - 12 de abril de 2026 4:01 pm
- EUA e Irã encerram conversas no Paquistão sem acordo - 12 de abril de 2026 3:35 pm
- JEBRA 2026: Esporte e união no Estádio ECOPA em Fukuroi - 12 de abril de 2026 1:14 pm























