Talibã declara tomada de Mazar-i-Sharif
Rebeldes talibãs no Afeganistão afirmam ter tomado Mazar-i-Sharif, um ponto estratégico chave no norte do país.
No sábado (14), o Talibã disse ter capturado mais seis capitais regionais, incluindo Mazar-i-Sharif, que é a maior cidade da região perto da fronteira com o Uzbequistão.
A luta feroz havia continuado entre as forças governamentais e os insurgentes pela cidade.
Acredita-se agora que os Talibãs tenham capturado 70% das 34 capitais de província do país.
O presidente Ashraf Ghani disse em um discurso televisionado no sábado que a remobilização das Forças de Segurança Nacional Afegãs era uma “prioridade máxima”.
Ele acrescentou que estava focado na prevenção de mais instabilidade, violência e deslocamento de afegãos. Ele disse que iniciou amplas consultas com pessoas no país e no exterior, e os resultados serão compartilhados com o público em breve.
A medida que o Talibã expande seu controle em todo o país, as forças governamentais parecem estar perdendo terreno. Tem havido um fluxo de relatos de rendição das tropas afegãs.
O Talibã disse que negociará um cessar-fogo com a condição de que Ghani renuncie. A atenção está voltada para o curso de ação que o presidente irá tomar.
- Trump adia decisão final sobre acordo de paz com Irã - 30 de maio de 2026 9:12 am
- Drone russo atinge prédio na Romênia e fere dois desafiando a OTAN - 30 de maio de 2026 7:50 am
- Foguete da Blue Origin explode durante teste na Flórida - 30 de maio de 2026 7:10 am























