Economia do Japão poderá recuar em 2021 diz OCDE
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico- OCDE, ou Organization for Economic Cooperation and Development – OECD, prevê que a contração econômica do Japão continuará no próximo ano se o país for atingido por uma segunda onda do coronavírus chinês.
O panorama econômico global da OCDE divulgado nesta quarta-feira (10), apresenta dois cenários – um em que o vírus é colocado sob controle, e outro envolvendo uma segunda onda este ano. Diz que os cenários são igualmente prováveis.
A perspectiva diz que, se o vírus for mantido sob controle, a economia global encolherá 6% este ano e crescerá 5,2% no ano que vem. A economia japonesa contrairia 6% este ano e cresceria 2,1% no ano que vem.
Se uma segunda onda atingir, os números para a economia global seriam menos 7,6% este ano e mais 2,8% no ano que vem. Os números do Japão seriam menos 7,3% este ano e menos 0,5% no ano que vem.
A OCDE diz que o potencial de crescimento do Japão era muito fraco no início, e poderia ser ainda mais prejudicado por uma segunda onda, acrescentando que os efeitos dos enormes pacotes de apoio fiscal e econômico do governo japonês se esgotarão no próximo ano.
A organização conclui que nenhum país poderia esperar uma recuperação econômica robusta sob nenhum dos dois cenários.
A organização pede medidas de apoio focadas naqueles que irão sofrer com o impacto do vírus chinês a longo prazo.
- Chamadas suspeitas com número da Polícia de Tóquio geram alerta - 15 de março de 2025 3:20 am
- Presidente interino da Síria assina declaração constitucional baseada na sharia - 15 de março de 2025 3:13 am
- G7 alerta Rússia sobre novas sanções sem acordo de cessar-fogo - 15 de março de 2025 3:00 am