Trump ameaça cortar o financiamento da Organização Mundial da Saúde
O Presidente norte-americano, Donald Trump, criticou a Organização Mundial de Saúde – OMS, como sendo “muito parcial” em relação à China e sugeriu a possível suspensão do financiamento dos EUA à OMS.
Trump falou num briefing da Casa Branca, nesta terça-feira (7).
Trump referiu-se a uma preocupação expressada pelo Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em Fevereiro, sobre a proibição de viajar da China, por parte do Governo norte-americano.
O Presidente disse que as críticas da OMS estavam erradas e pareciam “muito centradas na China”.
Trump disse que os EUA “vão analisar o fim do financiamento” para a OMS. A contribuição dos EUA representa cerca de um quarto do orçamento da OMS.
Entretanto, o New York Times e outros meios de comunicação social relataram que Trump não levou a sério um memorando sobre a pandemia do coronavírus chinês apresentado ao Presidente antes do surto nos EUA.
O conselheiro da Casa Branca, Peter Navarro, teria enviado o memorando no final de Janeiro, avisando que o coronavírus chinês poderia criar uma pandemia, com um possível número de mortos, nos EUA, de 500 000.
Trump disse que não tinha visto o memorando. Salientou que, mais ou menos na mesma altura, pensava que deveria combater o surto.
- Peru investiga tráfico de cidadãos para lutar pela Rússia - 3 de maio de 2026 11:40 am
- Irã afirma que escolha entre diplomacia ou confronto cabe aos EUA - 3 de maio de 2026 11:09 am
- Zelenskyy pede reforço na defesa aérea após ataque russo - 3 de maio de 2026 10:45 am























