
Ex-presidente do Peru tem prisão decretada por suspeita de receber propina. A Justiça do Peru acatou um pedido do Ministério Público e ordenou a prisão do ex-presidente Alejandro Toledo, no âmbito das investigações sobre propina paga ao governo do país pela construtora brasileira Odebrecht.
A informação é da Agência Ansa, da Itália.
Toledo é acusado por tráfico de influência e por lavagem de dinheiro, sendo suspeito de ter recebido propinas de cerca de US$ 20 milhões.
O pedido de prisão preventiva foi feito pelo juiz Richard Concepción após pedido do promotor anticorrupção Hamilton Castro.
De acordo com a decisão judicial, há “provas que respaldam com alto grau de confiança” que o ex-mandatário tenha usado seu cargo para benefício próprio.
O ex-diretor da Odebrecht, Jorge Barata, já havia confirmado tanto para a Justiça brasileira quanto para a peruana que Toledo recebeu milhões de dólares em propina para a construção da Estrada do Pacífico, que liga os dois países.
Atualmente, o ex-presidente, que nega as acusações e diz ser vítima de perseguição política, está em Paris.
De acordo com a família, ele voltará ao Peru apenas se as condições de segurança forem mantidas.
Toledo vive atualmente nos Estados Unidos, onde onde dá aulas na Universidade de Stanford.
Da Agência Ansa
Edição: Graça Adjuto
- China exige proibição de armas nucleares para o Japão em reunião na ONU - 30 de abril de 2026 6:31 pm
- EUA criticam expansão nuclear da China em conferência da ONU - 30 de abril de 2026 6:25 pm
- Polícia de Tóquio caça suspeito de ataque com martelo - 30 de abril de 2026 6:20 pm






















