
Brasil: Força de Intervenção Penitenciária inicia amanhã operação de retomada de Alcaçuz. A Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária, que chegou hoje (26) ao Rio Grande do Norte, vai iniciar amanhã sua atuação na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal.
O trabalho da força-tarefa será auxiliar os agentes penitenciários na retomada do controle do presídio que, desde 14 de janeiro, está sob domínio dos detentos, que circulam pelo pátio e pelos pavilhões.
Os 78 agentes vêm do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça, do Rio de Janeiro, do Ceará, de São Paulo e do Distrito Federal e devem permanecer no estado por 30 dias.
A definição do início da atuação destes agentes ocorreu em uma reunião entre a Secretaria de Justiça e da Cidadania do Estado (Sejuc) e as forças envolvidas na operação de retomada de Alcaçuz.
Os integrantes da força-tarefa trocarão informações com os agentes penitenciários do estado para fazer o reconhecimento da situação em Alcaçuz. A reunião de hoje também serviu para definir as estratégias de atuação na penitenciária.
Desde o dia 14 de janeiro que Alcaçuz está entregue aos presos. Duas facções criminosas entraram em conflito, com o saldo de 26 mortos até o momento.
O governo local vai construir um muro para separar os membros das duas facções. Enquanto o muro não é erguido, os presos são separados por uma coluna de contêineres.
Após a rebelião em Alcaçuz, as forças de segurança descobriram oito túneis perto dos muros do presídio.
Os números mais recentes divulgados pelo governo do estado dão conta de 56 fugitivos, 4 recapturados, 26 mortos e dez feridos.
Da Agência Brasil*
* colaborou Kariane Costa, da Rádio Nacional
Edição: Amanda Cieglinski
- Putin e Zelensky afirmam que guerra continuará sem trégua - 22 de abril de 2026 1:00 pm
- Índia e Coreia do Sul ampliam cooperação estratégica - 22 de abril de 2026 11:16 am
- Funcionária morre durante inspeção em parque em Tóquio - 22 de abril de 2026 10:35 am






















