4 C
Kóka
quarta-feira, 7 outubro, 2026 3:32: pm
spot_img
Inicio Asia China alerta contra o militarismo em fórum de segurança

China alerta contra o militarismo em fórum de segurança

Ministro da Defesa chinês discursa em Pequim e pede vigilância rigorosa contra o revisionismo histórico e hegemonias

0

Pequim, China, 17 de setembro de 2026 – Xinhua – O ministro da Defesa da China, Dong Jun, fez um apelo público por maior vigilância contra o ressurgimento do militarismo durante um importante fórum de segurança realizado na capital chinesa. O evento de três dias, conhecido como Fórum Xiangshan de Pequim, teve início na terça-feira (15) e reúne oficiais militares de alta patente e especialistas de mais de cem países e regiões.

Durante a cerimônia de abertura realizada na quarta-feira (16), o chefe da pasta militar enfatizou a necessidade de absorver as lições da história e manter uma postura firmemente atenta contra quaisquer manifestações latentes de hegemonia, militarismo e revisionismo histórico. Analistas apontam que as declarações fazem referência velada ao Japão, em meio a recentes atritos diplomáticos e protestos chineses contra o fortalecimento militar de Tóquio e declarações sobre contingências regionais.

“O vice-presidente chinês, Han Zheng, reforçou o posicionamento oficial durante um banquete de recepção ao reiterar que Pequim se opõe veementemente a qualquer tentativa ou ação voltada a reavivar o militarismo ou desestabilizar a segurança regional.”

A edição deste ano do fórum também chamou a atenção pela ausência de adidos de defesa e pesquisadores japoneses, que deixaram de ser convidados em meio ao esfriamento bilateral, contrastando com a presença inédita em sete anos de um vice-ministro da Defesa da Coreia do Norte no encontro multilateral.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.