Katmandu, Nepal, 26 de agosto de 2026 – Kyodo News – Uma forte enchente repentina e deslizamentos de lama atingiram a região fronteiriça entre o Nepal e o Tibete, resultando em pelo menos 17 mortes e deixando cerca de 400 pessoas desaparecidas. A catástrofe destruiu vilarejos inteiros, estradas e diversas infraestruturas locais.
O desastre ocorreu na manhã desta quarta-feira (26) em Rasuwa, área situada ao norte da capital nepalesa, Katmandu. Informações preliminares apontam que o fenômeno foi desencadeado por um terremoto que provocou uma avalanche e o derretimento de neve, despejando um volume impressionante de água no rio Bhote Koshi.
“As operações de busca estão em andamento em ambos os lados da fronteira entre o Tibete e o Nepal, e 12 pessoas foram resgatadas até o momento”, informaram as autoridades locais na quarta-feira (26).
O conselho de turismo do Nepal confirmou que trabalha para localizar 291 turistas e 93 cidadãos nepaleses, incluindo guias que estavam na zona atingida. A lista de desaparecidos na região inclui viajantes de diversas nacionalidades, como britânicos, americanos, malaios, sul-africanos e indianos. O Ministério de Relações Exteriores detalhou ao parlamento o desaparecimento de dezenas de policiais, agentes armados e membros das forças militares.
“O trabalho começou para tomar as medidas necessárias em coordenação com a equipe médica, escoteiros e a Cruz Vermelha”, destacou o primeiro-ministro Balendra Shah em uma publicação oficial após convocar uma reunião de emergência.
- Hotéis no México crescem com turismo de luxo - 6 de setembro de 2026 8:00 am
- ONU recomenda novos mapas com escala real da África - 6 de setembro de 2026 7:30 am
- Campanha busca tratado global para ajuda em desastres - 6 de setembro de 2026 6:53 am























