Koka, Shiga, Japão, 17 de julho de 2026, Radio Shiga — A culinária brasileira continua a estreitar laços e a conquistar paladares no arquipélago japonês. No segundo episódio do canal “Meu Mundo Aleatório”, apresentado por Ketheleen Kawamura e também exibido na Rádio Shiga, o público pôde conhecer de perto as instalações e os sabores do restaurante brasileiro Kamado, localizado em Minakuchi-Cho, na cidade de Koka, província de Shiga.
Fomos recebidos calorosamente pelo prorpietário, Valdeci Pereira, e por sua filha Pâmela, que apresentaram a estrutura do restaurante e detalharam o funcionamento dos sistemas de self-service e à la carte, disse a apresentadora.
A unidade que funciona em Shiga há 3 anos, tem se destacado na região por oferecer um excelente serviço de atendimento, aliado a uma comida saborosa e um ambiente extremamente acolhedor. O formato flexível de refeições tem atraído uma clientela diversa, composta tanto por trabalhadores da comunidade brasileira residente quanto por cidadãos japoneses interessados em explorar a rica gastronomia sul-americana.

Os frequentadores do local fazem questão de elogiar a experiência. “O tempero daqui tem gosto de colo de mãe. Para quem está longe do Brasil trabalhando duro no Japão, comer uma comida quentinha ou um prato de arroz com feijão bem temperado no Kamado renova as energias para a semana inteira”, relatou um cliente habitual da unidade de Shiga.
Os clientes presentes teceram diversos comentários positivos, elogiando a fidelidade dos temperos e a hospitalidade da equipe. Um dos grandes diferenciais discutidos foi a operação da matriz do grupo, que fica estabelecida na cidade de Suzuka, na província de Mie. Diferente da filial de Shiga, a sede em Mie não trabalha com a opção de self-service, disponibilizando apenas o formato à la carte.
Outro ponto muito destacado pelo público é o custo-benefício e o tamanho das porções, especialmente para quem trabalha em fábricas da região. “O atendimento da Pâmela e do Valdeci é espetacular, a gente se sente em casa. E quando vou para Mie, o bentô de Suzuka é inacreditável! Vem muito bem servido, com mais de 1kg de comida deliciosa, e o preço é super justo pela qualidade que entregam”, elogiou outro cliente.
Com essa expansão para Koka, o restaurante consolida sua marca como uma das principais referências gastronômicas para a comunidade de expatriados e entusiastas da cultura brasileira em Shiga. O sucesso de público e crítica reforça o papel dos empreendimentos culinários como espaços fundamentais de acolhimento, sociabilidade e difusão cultural no cotidiano do Japão.
Fotos do local:
- Trump sugere nova liderança para a Ucrânia - 11 de outubro de 2026 5:02 pm
- Ataque contra aeroporto de Riade, Arábia Saudita, deixa 12 mortos - 11 de outubro de 2026 2:02 pm
- El Niño atinge força recorde histórica no Pacífico - 11 de outubro de 2026 11:08 am























































