10 C
Kóka
segunda-feira, 13 abril, 2026 5:16: pm
spot_img
Inicio América Latina Keiko Fujimori lidera eleições no Peru e ruma ao 2º turno

Keiko Fujimori lidera eleições no Peru e ruma ao 2º turno

Pesquisas de boca de urna indicam fragmentação de votos e necessidade de nova rodada em junho

0

Lima, Região Metropolitana de Lima, Peru, 24 de maio de 2024, Agencia EFE – As pesquisas de boca de urna indicam que Keiko Fujimori está na liderança das eleições presidenciais do Peru, contando com aproximadamente 16% dos votos válidos. Em um pleito marcado pela alta pulverização política, 35 candidatos disputaram a preferência do eleitorado, mas nenhum deles parece ter alcançado o patamar de 50% necessário para uma vitória direta na primeira fase. Diante desse cenário, a nação sul-americana se prepara para um segundo turno, previsto para ocorrer em junho, envolvendo os dois candidatos mais votados.

A votação principal aconteceu no domingo (12) e a contagem oficial de votos segue em andamento por todo o território nacional. Keiko, que é a filha mais velha do ex-presidente Alberto Fujimori, falecido há dois anos, está em sua quarta tentativa de alcançar a presidência. Sua plataforma de campanha concentrou-se em promessas de reforço na segurança pública e em propostas para encerrar a instabilidade política que tem assolado o país nos últimos anos. Nas três eleições anteriores em que participou, ela foi derrotada justamente na etapa final da disputa.

“A disputa eleitoral reflete a fragmentação política de um país que busca estabilidade após sucessivas crises institucionais e trocas de governo.”

Os dados das pesquisas mostram que os concorrentes diretos de Fujimori estão em uma disputa acirrada pelas posições seguintes. Entre os principais rivais estão Rafael López Aliaga, empresário e ex-prefeito da capital Lima, e Roberto Sánchez, que atuou como ministro do Comércio Exterior e Turismo. A proximidade dos números entre esses candidatos mantém a expectativa sobre quem será o oponente oficial da líder nas urnas no próximo mês.

“A liderança de Fujimori embora parcial marca uma nova tentativa de consolidar o legado de seu grupo político em meio ao ceticismo do eleitorado.”

O Peru atravessa um período de intensa confusão política desde o último pleito presidencial em 2021. De lá para cá, três presidentes foram destituídos consecutivamente pelo Legislativo, gerando um clima de incerteza que o atual processo eleitoral tenta mitigar. A divulgação do resultado final consolidado ainda deve levar alguns dias, uma vez que sessões de votação complementares foram planejadas para a segunda-feira (20) em seções eleitorais que registraram problemas técnicos ou operacionais no domingo (12).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.