Teerã, Irã, 10 de abril de 2026, IRNA – Enlutados em todo o Irã participaram de reuniões memoriais nesta quinta-feira (9) para marcar o quadragésimo dia desde que o Líder Supremo, Ayatollah Ali Khamenei, foi morto em um ataque conjunto dos Estados Unidos e de Israel. Para os iranianos, o 40º dia após o falecimento de uma pessoa é considerado um marco fundamental, de acordo com as tradições do Islã Xiita.
A estação de TV estatal do país mostrou imagens de cidadãos em Teerã marchando em direção à residência onde Khamenei foi fatalmente atingido. Durante as manifestações, os participantes carregavam bandeiras iranianas e retratos do falecido líder, em um gesto de reverência e protesto contra a ação militar estrangeira.
“As cerimônias de Arba’ein, que marcam o fim do luto tradicional de 40 dias, consolidam a memória do líder em um momento de alta tensão geopolítica.”
O presidente Masoud Pezeshkian também teria se juntado a um dos eventos memoriais para prestar suas homenagens. O comparecimento de altas autoridades reforça a importância simbólica do evento para a coesão nacional em meio à crise enfrentada pelo governo iraniano após a perda de sua principal figura política.
“As marchas em Teerã refletem a profunda conexão entre a liderança religiosa e os rituais de passagem da sociedade xiita.”
A segurança foi reforçada em diversos pontos da capital para garantir que as cerimônias ocorressem sem incidentes. Analistas locais observam que o encerramento deste período oficial de luto pode sinalizar uma nova fase nas decisões políticas do país, enquanto a população aguarda os próximos passos da sucessão e as respostas diplomáticas ao ataque ocorrido há pouco mais de um mês.
- China e Coreia do Norte reforçam laços em encontro oficial - 10 de abril de 2026 6:58 am
- Irã recorda 40 dias da morte do líder Ali Khamenei - 10 de abril de 2026 6:47 am
- Astronauta Kimiya Yui celebra nova era de missões à Lua - 10 de abril de 2026 6:42 am























