16 C
Kóka
segunda-feira, 6 abril, 2026 7:55: pm
spot_img
Inicio Asia Imperador Naruhito e família iniciam visita a Fukushima

Imperador Naruhito e família iniciam visita a Fukushima

Acompanhado pela Imperatriz Masako e Princesa Aiko, monarca avalia reconstrução 15 anos após o desastre

0

Fukushima, Fukushima, Japão, 6 de abril de 2026, NHK – O Imperador Naruhito, a Imperatriz Masako e sua filha, a Princesa Aiko, iniciaram nesta segunda-feira (6) uma visita de dois dias à província de Fukushima, no nordeste do Japão. A viagem ocorre no ano em que se completam 15 anos desde que o grande terremoto e o tsunami atingiram a região, desencadeando o acidente nuclear na usina de Fukushima Daiichi.

A família imperial chegou à estação JR Fukushima em um trem-bala Shinkansen por volta das 11h20, onde foi recebida pelo governador de Fukushima, Uchibori Masao, e outras autoridades locais. Após o desembarque, os membros da realeza seguiram em veículos oficiais, acenando e sorrindo para os cidadãos que se reuniram nos arredores para lhes dar as boas-vindas em um clima de forte emoção e respeito.

“Esta visita marca a primeira vez que a Princesa Aiko viaja oficialmente à província de Fukushima, simbolizando a continuidade do apoio imperial às comunidades afetadas.”

Durante a tarde desta segunda-feira (6), a família visitará uma instalação na cidade de Futaba, construída para educar visitantes sobre os danos e as lições deixadas pelo desastre natural e nuclear. No local, eles percorrerão exposições sobre o impacto de longo prazo da catástrofe, oferecerão flores em memória daqueles que perderam a vida e conversarão com moradores que decidiram retornar às suas cidades natais após anos de evacuação.

A agenda para terça-feira (7) prevê visitas às cidades de Tomioka, Okuma e Namie. O Imperador e sua família devem inspecionar o progresso das obras de reconstrução e se encontrar com pessoas que se mudaram para a área recentemente, impulsionando os esforços de revitalização populacional e econômica da região.

“O diálogo direto com os residentes que retornaram reforça o compromisso da Família Imperial em manter viva a memória das vítimas e o apoio à resiliência de Fukushima.”

A presença da Família Imperial é vista como um marco importante para os residentes locais, que ainda enfrentam desafios decorrentes das consequências do desastre de 2011. A visita destaca a importância da solidariedade nacional e o reconhecimento do árduo trabalho de reconstrução que transformou a paisagem da província ao longo da última década e meia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.