Hirosaki, Aomori, Japão, 27 de dezembro de 2025, NHK – Crianças de uma creche no norte do Japão participaram da tradicional produção de kagami mochi, os bolos de arroz usados como decoração durante as festividades de Ano-Novo. A atividade, realizada anualmente, busca aproximar os pequenos das tradições culturais japonesas.
Na creche localizada na cidade de Hirosaki, na província de Aomori, as crianças utilizaram o método tradicional de socar arroz cozido no vapor para preparar o mochi. A prática costuma ocorrer nesta época do ano, quando famílias e instituições se preparam para as celebrações.
Na quinta-feira (25), professores explicaram que o kagami mochi é uma oferenda a uma divindade xintoísta, à qual fiéis pedem saúde e uma boa colheita para o ano que se aproxima.
As crianças do último ano da creche participaram ativamente da preparação, usando um pilão de madeira para socar o arroz, sempre acompanhadas por adultos. Em seguida, moldaram o mochi em formatos arredondados e empilharam uma peça menor sobre outra maior, formando o tradicional kagami mochi.
Elas também comentaram que desejam exibir os kagami mochi em casa durante o Ano-Novo. Um dos meninos afirmou que espera que 2026 seja um ótimo ano.
Ao final da atividade, cada criança levou para casa o kagami mochi que preparou, reforçando o simbolismo da tradição e o espírito festivo que marca a chegada do novo ano no Japão.
- Rádio Shiga celebra 11 anos do programa Sons do Brasil em sua edição 571 - 6 de abril de 2026 7:16 pm
- Empresas do Japão transformam lixo eletrônico em metais raros - 6 de abril de 2026 6:19 pm
- Polícia de Kyoto enfrenta dificuldades nas buscas por menino desaparecido - 6 de abril de 2026 6:10 pm























