Yuzhno-Kurilsk, Oblast de Sakhalin, Rússia – 21 de julho de 2025, TASS Rússia – Enquanto as visitas de antigos moradores japoneses aos Territórios do Norte seguem suspensas por impasses diplomáticos e tensões geopolíticas, residentes da Ilha Kunashiri, uma das quatro ilhas em disputa entre Rússia e Japão, realizaram a limpeza e restauração dos túmulos de ex-residentes japoneses.
A ação foi realizada em meados de junho, em um cemitério localizado na costa oeste da ilha. Os moradores locais cortaram o mato alto e restauraram inscrições em japonês que estavam apagadas, baseando-se em informações enviadas por autoridades japonesas. O gesto simbólico ocorreu mesmo diante da ausência de uma perspectiva concreta para a retomada do programa de intercâmbio sem visto, suspenso desde a pandemia de coronavírus e agravado após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
“Entendo a situação dos japoneses vizinhos que não podem visitar os túmulos. Por isso, faço o que posso por eles”, afirmou um morador local envolvido na iniciativa.
O governo japonês ainda busca retomar as visitas e manter o diálogo com Moscou, mantendo sua posição de que as ilhas são parte inerente do território japonês, tomadas de forma ilegal após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a Rússia interrompeu unilateralmente as negociações de paz com o Japão, condicionando sua retomada à suspensão das sanções internacionais.
No domingo (21), uma cerimônia memorial no mar foi realizada com ex-residentes japoneses a bordo de um navio próximo à ilha. A homenagem reforça os vínculos emocionais e históricos que permanecem vivos, mesmo diante das barreiras políticas que ainda se impõem à reconciliação entre os dois países.
- Terceiro petroleiro ligado ao Japão cruza Estreito de Ormuz - 7 de abril de 2026 8:38 am
- Japão participa de exercício militar nas Filipinas - 7 de abril de 2026 8:23 am
- Idosa no Japão perde US$ 7,5 milhões em golpe de falsa polícia - 7 de abril de 2026 8:10 am























