25 C
Kóka
quarta-feira, 16 abril, 2025 11:32: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Zelenskyy pede que Trump visite Ucrânia após ataque russo

Presidente ucraniano busca sensibilizar Trump sobre devastação causada pela guerra.

Sumy, Ucrânia, 15 de abril de 2025, Agência Reuters – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy fez um apelo público ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que visite a Ucrânia e testemunhe a devastação causada pelos ataques russos. O pedido foi feito após um ataque com mísseis na cidade de Sumy, no nordeste do país, no domingo (13), que deixou 34 mortos, incluindo duas crianças, e 119 feridos.

O ataque, considerado o mais mortal na Ucrânia neste ano, destruiu casas e outras estruturas no coração da cidade. Autoridades locais declararam três dias de luto pelas vítimas, começando na segunda-feira (14).

Em entrevista ao programa “60 Minutes” da CBS, Zelenskyy reiterou seu apelo, afirmando: “Por favor, antes de qualquer decisão ou forma de negociação, venha ver as pessoas, os civis, os guerreiros, os hospitais, as igrejas, as crianças destruídas ou mortas.”

Trump, por sua vez, classificou o ataque como um “erro” e declarou: “Acho que foi terrível e me disseram que cometeram um erro, mas acho que é uma coisa horrível.” Ele também afirmou: “Acho que toda a guerra é uma coisa horrível.”

Zelenskyy busca sensibilizar Trump para que as negociações de cessar-fogo não favoreçam a Rússia, destacando a necessidade de uma resolução justa que preserve a soberania e a independência da Ucrânia. O apelo ocorre em meio a esforços diplomáticos para encerrar o conflito, que já dura três anos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img