17.1 C
Kóka
segunda-feira, 14 abril, 2025 7:07: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Wajima encerra último abrigo de emergência

Cidade japonesa fecha centro de evacuação meses após terremoto e chuvas

Wajima, Província de Ishikawa, Japão – 12 de abril de 2025, NHK – A cidade de Wajima, na Península de Noto, encerrará neste domingo (13) seu último centro de evacuação, marcando o fim de uma longa fase de abrigos emergenciais após os desastres naturais que atingiram a região no ano passado. Mais de 400 centros similares foram abertos para acolher moradores afetados pelo forte terremoto e pelas chuvas intensas que devastaram a província de Ishikawa.

Yamazaki Masaaki, um dos últimos residentes do abrigo, vive no local desde setembro, quando sua casa foi destruída pelas chuvas. Na sexta-feira (11), ele iniciou a mudança de seus pertences da tenda em que vivia. A cidade decidiu fechar o abrigo após concluir a construção de unidades habitacionais temporárias.

Yamazaki está entre os beneficiados que receberão uma dessas novas moradias, construídas no mês passado. Apesar da relutância em se mudar, ele expressou alívio por continuar vivendo em Wajima, onde passou boa parte da vida. “Estou mentalmente pronto para me mudar. Não tenho escolha”, afirmou.

Atualmente, cerca de 14 mil pessoas ainda vivem em moradias temporárias na província de Ishikawa. Muitas delas são idosas e moram sozinhas, o que preocupa organizações que prestam apoio social aos afetados.

Hosokawa Takako, membro de uma dessas organizações, destacou o isolamento enfrentado por esses moradores. “Eles quase não têm oportunidades de sair de casa. Eu também fui afetada pelo desastre, então sei como é importante conversar com outras pessoas”, disse.

O desafio agora é ajudar os residentes a retomarem o convívio social e reconstruírem o senso de comunidade perdido desde a tragédia.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img