Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 8 de abril de 2025 – NHK – A Universidade de Tóquio anunciou a criação de sua primeira nova faculdade em 70 anos, com previsão de lançamento para setembro de 2027. A nova unidade, batizada de UTokyo College of Design, oferecerá um programa integrado de bacharelado e mestrado com duração de cinco anos, totalmente ministrado em inglês.
A iniciativa busca atrair estudantes talentosos do Japão e de outros países, fortalecendo a competitividade internacional da instituição. A nova faculdade será sediada no campus de Hongo, na capital japonesa, e terá como objetivo formar líderes capazes de enfrentar os desafios sociais globais.
O corpo docente será liderado por um reitor estrangeiro, fato inédito na história da universidade. A expectativa é que metade dos alunos matriculados seja composta por estudantes internacionais. Os participantes do curso deverão realizar atividades extracampus por até um ano, incluindo intercâmbios e estágios em empresas.
Diferentemente do modelo tradicional, o processo seletivo adotará um novo formato, substituindo os exames escritos convencionais. Além disso, o ano letivo da nova faculdade terá início em setembro, contrastando com o calendário usual das demais unidades da universidade, que começam em abril.
Desde a fundação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas em 1958, esta será a primeira vez que a Universidade de Tóquio expande suas faculdades. A meta da instituição é elevar a proporção de estudantes estrangeiros na graduação para 30% e ultrapassar os 40% na pós-graduação até 2049.
O presidente da universidade, Fujii Teruo, afirmou que os desafios enfrentados pela sociedade humana exigem abordagens interdisciplinares e que a universidade está empenhada em receber estudantes de todas as partes do mundo para desenvolver soluções inovadoras e globais.
- Zelenskyy acusa Rússia de lançar mísseis do Mar Negro - 8 de abril de 2025 2:13 am
- China não detecta anomalias em água perto de Fukushima - 8 de abril de 2025 1:37 am
- Trump e Netanyahu se reúnem para discutir Gaza e tarifas - 8 de abril de 2025 1:13 am