Tóquio, Japão, 02 de abril de 2025, Kyodo News – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um apelo ao presidente russo, Vladimir Putin, para que cheguem a um acordo que encerre o conflito na Ucrânia. Trump sugeriu a possibilidade de Washington impor tarifas secundárias sobre o petróleo russo caso a situação não se resolva.
Trump declarou na segunda-feira (31) que deseja que Putin faça um acordo “para impedir que soldados russos, soldados ucranianos e outras pessoas sejam mortos”. Ele acrescentou que não quer impor tarifas secundárias, mas que essa seria uma medida a ser considerada se Putin “não estivesse fazendo o trabalho”.
A administração Trump anunciou na semana passada que havia chegado a um acordo com a Rússia e a Ucrânia para garantir a segurança da navegação e a não utilização da força no Mar Negro. No entanto, a Rússia alega que algumas sanções precisam ser suspensas como condição para que o acordo entre em vigor.
No domingo (30), Trump afirmou que poderia aplicar tarifas secundárias sobre as importações para os EUA de países que compram petróleo russo, a menos que Moscou concorde com um cessar-fogo. Ele também mencionou que pretende conversar novamente com Putin ainda esta semana.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou na segunda-feira (31) que uma nova ligação entre os dois líderes ainda não está agendada, mas que pode ser organizada prontamente, se necessário. Enquanto isso, autoridades russas e ucranianas têm se acusado mutuamente de realizar ataques a instalações de energia, apesar de um acordo de cessar-fogo sobre tais alvos, colocando o acordo em risco.
- Expo 2025 em Osaka destaca Ucrânia e inovações tecnológicas - 14 de abril de 2025 3:56 am
- Ataque russo com míssil mata dezenas civis em Sumy, Ucrânia - 14 de abril de 2025 3:51 am
- Premiê japonês quer convencer EUA a rever tarifas - 14 de abril de 2025 3:44 am