Washington, D.C., Estados Unidos, 8 de abril de 2025 – Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá um encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta segunda-feira (7), horário local, segundo informou a Casa Branca. Será a segunda reunião presencial entre os líderes desde o início do segundo mandato de Trump.
O anúncio foi feito no domingo (6), e ocorre poucos dias após o governo americano implementar tarifas recíprocas, incluindo uma taxa de 17% sobre importações vindas de Israel. De acordo com fontes próximas ao governo israelense, Netanyahu pretende pedir a revogação da medida durante a reunião.
Trump declarou a jornalistas que os temas principais do encontro serão “comércio e o assunto óbvio”, em referência à guerra entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza, que completa um ano e meio nesta segunda-feira (7).
O governo americano vê a reunião como uma possível oportunidade de avanço para evitar o colapso do cessar-fogo em vigor entre as partes em conflito. Há preocupação crescente de que o acordo seja rompido, diante do agravamento da situação humanitária e militar na região.
Após o encontro, Trump e Netanyahu devem participar de uma coletiva de imprensa conjunta. A comunidade internacional aguarda atentamente as declarações do presidente norte-americano, especialmente após suas polêmicas falas em fevereiro, quando sugeriu que os Estados Unidos poderiam assumir o controle de Gaza e realocar seus habitantes para outras regiões.
- Sons do Brasil comemora 10 anos no ar com JOTA.PE - 8 de abril de 2025 6:34 am
- Zelenskyy acusa Rússia de lançar mísseis do Mar Negro - 8 de abril de 2025 2:13 am
- China não detecta anomalias em água perto de Fukushima - 8 de abril de 2025 1:37 am