Washington, D.C., Estados Unidos, 23 de abril de 2025, Bloomberg – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não tem a intenção de demitir o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, mesmo com as diferenças de opinião entre ambos sobre a condução da política monetária.
Questionado por jornalistas na Casa Branca no dia (22), Trump respondeu de forma direta: “Nunca tive essa intenção”. Ele acrescentou: “Não tenho a intenção de demiti-lo”.
As declarações vêm dias após o próprio Trump afirmar que, se quisesse, poderia retirar Powell do cargo rapidamente. Um alto funcionário do governo também havia dito que o presidente estava considerando a possibilidade.
A fala mais recente de Trump é vista como uma tentativa de acalmar os mercados, que reagiram com forte volatilidade. A bolsa norte-americana, o dólar e os títulos do Tesouro dos EUA sofreram queda acentuada diante da incerteza sobre o futuro da liderança do Fed.
Apesar de reafirmar a permanência de Powell, Trump sugeriu que gostaria de ver uma postura mais ativa do presidente do banco central em relação à redução das taxas de juros. “Gostaria de vê-lo mais disposto a cortar os juros. É o momento ideal para isso”, afirmou.
Após as declarações, houve uma movimentação no mercado cambial, com investidores recomprando o dólar. O iene japonês chegou a recuar para o patamar de 143 ienes por dólar, refletindo a resposta imediata às palavras do presidente norte-americano.
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am
- Grupo terrorista Hamas mentiu quanto ao número de mortos e admite que a maioria era de homens em idade de combate - 24 de abril de 2025 8:17 am