16 C
Kóka
quinta-feira, 24 abril, 2025 10:49: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Trump diz que não pretende demitir presidente do Fed

Declaração visa acalmar os mercados após tensão sobre possível saída de Jerome Powell

Washington, D.C., Estados Unidos, 23 de abril de 2025, Bloomberg – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não tem a intenção de demitir o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, mesmo com as diferenças de opinião entre ambos sobre a condução da política monetária.

Questionado por jornalistas na Casa Branca no dia (22), Trump respondeu de forma direta: “Nunca tive essa intenção”. Ele acrescentou: “Não tenho a intenção de demiti-lo”.

As declarações vêm dias após o próprio Trump afirmar que, se quisesse, poderia retirar Powell do cargo rapidamente. Um alto funcionário do governo também havia dito que o presidente estava considerando a possibilidade.

A fala mais recente de Trump é vista como uma tentativa de acalmar os mercados, que reagiram com forte volatilidade. A bolsa norte-americana, o dólar e os títulos do Tesouro dos EUA sofreram queda acentuada diante da incerteza sobre o futuro da liderança do Fed.

Apesar de reafirmar a permanência de Powell, Trump sugeriu que gostaria de ver uma postura mais ativa do presidente do banco central em relação à redução das taxas de juros. “Gostaria de vê-lo mais disposto a cortar os juros. É o momento ideal para isso”, afirmou.

Após as declarações, houve uma movimentação no mercado cambial, com investidores recomprando o dólar. O iene japonês chegou a recuar para o patamar de 143 ienes por dólar, refletindo a resposta imediata às palavras do presidente norte-americano.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img