Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 15 de abril de 2025 – Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que irá anunciar tarifas sobre semicondutores, chips e outros produtos eletrônicos ao longo dos próximos dias. A declaração foi feita a bordo do avião presidencial Air Force One.
Segundo Trump, as novas medidas tarifárias ocorrerão “num futuro muito próximo”. Ele explicou que, além dos chips, outros itens tecnológicos também devem ser incluídos nas novas diretrizes.
Quando questionado sobre a possibilidade de tarifas sobre dispositivos como celulares e tablets, Trump disse que ainda consultaria as empresas do setor e defendeu certa flexibilidade nesse ponto. No entanto, apesar de uma notificação oficial do governo publicada na sexta-feira (11) ter indicado que os eletrônicos estariam isentos das chamadas “tarifas recíprocas”, o presidente negou qualquer tipo de isenção.
Em uma postagem nas redes sociais feita no domingo (13), Trump reforçou que os eletrônicos também serão afetados, ainda que por taxas diferenciadas.
A medida pode impactar grandes empresas de tecnologia, como a Apple, que monta seus iPhones fora dos Estados Unidos. Há preocupações crescentes de que as novas tarifas aumentem os preços de produtos eletrônicos para os consumidores norte-americanos.
- Trump corta verbas federais para Harvard - 16 de abril de 2025 1:41 pm
- Empresas chinesas impulsionam setor eletrônico na Rússia - 16 de abril de 2025 11:26 am
- Kumamoto se reergue após terremotos e atrai turistas - 16 de abril de 2025 10:57 am