Washington, D.C., Estados Unidos, 1º de abril de 2025, Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que o Irã pode enfrentar ataques militares caso não chegue a um acordo com Washington sobre seu programa nuclear.
Em entrevista telefônica concedida no domingo (30) à NBC News, Trump declarou que, se Teerã não aceitar um entendimento com os EUA, “haverá bombardeios como nunca antes vistos”. O comentário reforça a postura agressiva da administração americana para pressionar o governo iraniano a retomar negociações.
O Irã respondeu no mesmo dia, quando o presidente Masoud Pezeshkian confirmou ter recebido uma carta de Trump com um apelo para novas conversas. Pezeshkian rejeitou a possibilidade de negociações diretas, mas manteve aberta a via para um diálogo indireto.
O acordo nuclear de 2015, assinado entre o Irã e potências mundiais, impôs restrições ao programa atômico iraniano em troca da suspensão de sanções internacionais. No entanto, a administração Trump retirou unilateralmente os EUA do pacto em 2018, gerando forte desconfiança por parte de Teerã.
Apesar do aumento da tensão, não está claro se as negociações avançarão. O governo iraniano tem resistido a novas pressões americanas e segue priorizando alianças estratégicas com outras nações.
- Trump corta verbas federais para Harvard - 16 de abril de 2025 1:41 pm
- Empresas chinesas impulsionam setor eletrônico na Rússia - 16 de abril de 2025 11:26 am
- Kumamoto se reergue após terremotos e atrai turistas - 16 de abril de 2025 10:57 am