Tóquio, Japão, 01 de abril de 2025, Kyodo News –O Parlamento japonês aprovou o orçamento fiscal de 2025 a tempo para o início do novo ano fiscal. O projeto, que totaliza cerca de 115,2 trilhões de ienes (aproximadamente US$ 772 bilhões), foi revisado e aprovado após deliberações nas duas câmaras.
Na segunda-feira (31), a Câmara Alta votou a favor do orçamento com o apoio da coalizão governista formada pelos partidos Liberal Democrático e Komeito, além do Partido da Inovação do Japão e outros grupos da oposição. O projeto foi então devolvido à Câmara Baixa para novas deliberações e aprovado por unanimidade após ajustes.
Entre as principais mudanças está a suspensão do aumento planejado nos limites das despesas médicas de alto custo. A decisão foi tomada após críticas sobre a falta de discussões suficientes sobre o tema. O primeiro-ministro Ishiba Shigeru afirmou que a medida inicial visava garantir a sustentabilidade do sistema, mas optou pela revisão diante das preocupações levantadas. Ele pediu desculpas pelas alterações no texto após sua aprovação inicial na Câmara Baixa.
Além disso, o orçamento inclui medidas específicas para educação gratuita, resultado de um acordo entre a coalizão governista e o Partido da Inovação do Japão. Esta é a primeira vez desde a promulgação da atual Constituição japonesa que um projeto orçamentário aprovado pela Câmara Alta foi revisado e aprovado novamente pela Câmara Baixa.
O valor total do orçamento ultrapassa pela primeira vez a marca dos 115 trilhões de ienes, mesmo após cortes em relação à proposta inicial do governo. A aprovação reflete os esforços para equilibrar investimentos em áreas prioritárias como saúde e educação com a necessidade de manter a sustentabilidade fiscal no longo prazo.
- Dia Internacional do Livro Infantil promove a leitura jovem - 2 de abril de 2025 11:56 am
- Trump anuncia tarifas recíprocas nesta quarta-feira (2) - 2 de abril de 2025 9:58 am
- Projeto Ponte 2025: Oportunidades para jovens imigrantes em Shiga - 2 de abril de 2025 7:43 am